07 dezembro 2017

5 Razões para ler Romance de época






Que Romance de época é bom, todo mundo sabe. Mas hoje, eu venho aqui listar cinco razões pelas quais eu amo e sou consumidora voraz, desse estilo de escrita.



1 - Vocabulário:
Vamos concordar em uma coisa, se você quer rebuscar o seu vocabulário, nada é melhor do que um livro de época. A certeza de que você encontrará diversas palavras novas e inusitadas é maravilhosa. Eu adoro incorporar, pelo menos, uma ou duas palavras no meu dia a dia; para entrevista de emprego ou redação é ótimo.

2 - Relembrando as aulas de história:
Confesso que matei uma boa parte das minhas aulas de história no ensino médio, então às vezes me encontro perdida entre alguns fatos históricos. E nada melhor do que um bom romance, para me fazer relembrar a batalha de Waterloo; fica muito menos maçante com um enredo romântico envolvido.

3 - Jogo de gato e rato:
Eu não sei vocês, mas adoro as alfinetadas dos romances históricos. Eu fico ávida para ler os embates de uma possível vingança. Ou quando o mocinho nega, que está apaixonado pela dama, mas não consegue deixar a menina em paz e aí, no meio da discussão, vem aquele beijo que nos tira o fôlego. Confesso que por vezes, tenho vontade de gritar. Porém não é em todo romance que o mocinho é quem dá trabalho ultimamente, tenho lido umas personagens que se recusam a aceitar uma proposta de casamento. Gente é sério; teve uma que o mocinho propôs umas quatro vezes até ela dizer sim. Eu já estava quase voltando a 1820, para dar na cara dela de tão indignada, que estava. Mas o casamento foi perfeito e confesso que chorei.

4 - Os pedidos de casamento:
Tem uma parte que espero ansiosa, na maioria dos livros, que é o pedido de casamento. Não importa se são feitos como um acordo, no meio de uma briga, de maneira apaixonada, por vingança, por motivos de honra... Enfim o que quero mesmo é ver o casamento dos personagens principais, e toda escritora de época, sabe fazer com que esse momento seja marcante na história, seja por nos fazer rir, chorar, ou querer dar na cara de alguém.  Eu inclusive recomendo a todos, que antes de propor casamento ao seu amor, deveriam ler pelo menos uns três romances de época, para se inspirar.

5 - Romance em último grau:
Os beijos apaixonados, as escapadas sorrateiras do baile, os “amassos” na calada da noite; tudo isso ambientado em um cenário inebriante; dá todo um ar romântico aos livros de época. É impossível não se apaixonar por seus personagens. Não importa se o mocinho é um canalha, libertino; ou pirata o cavalheirismo e romantismo está sempre em alta, para esses homens, que nos fazem suspirar. Já as mocinhas estão cada vez mais independente e falantes, porém nunca deixam de lado seu lado frágil, escondido por muito tempo.

Dicas de Autora:
Essa é a hora: Pega lá o papel e a caneta, ou se prepara para dar o print na tela do celular, pois darei indicações de autoras para você, que quer ingressar nesse estilo de leitura, ou para você, que já lê a algum tempo. Lembrando que, Jane Austen é a precursora de um estilo romântico, que hoje chamamos de Romance de Época, mas seus romances foram escritos naquela época.


Nacionais:
Babi A. Sette.
Lucy Vargas.
Michaelly Amorim.
Fabiola Andrade Vila Nova.
Roxane Norris.
Josiane Veiga.
Diane Bergher.


Internacionais:
Julia Quinn.
Sarah MacLean.
Lisa Keyplas.
Mary Balogh.
Madeline Hunter.
Karen Marie Moning.
Maya Banks.
Tessa Dare.



Eu aplaudo as autoras desse estilo, pois elas conseguem descrever um beijo em três páginas e mesmo assim, ao fim, você fica querendo mais e quando, além do beijo eles trocam juras de amor... Nós explodimos corações! Muito obrigada por suas histórias.

E você? Qual a sua razão para ler romance de época? Deixe abaixo nos comentários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário