01 novembro 2016


Livro: Escolhas                                                                               
Autora: Cristina Valori
Editora: Qualis
N° páginas: 254


Sempre que eu via este livro pensava em como sua capa é bonita e o título interessante, mas em meio ha tantos títulos, acabava deixando passar a compra dele. Até que um dia minha amiga Gabriela leu e me disse ter se emocionado. Opa... então esta história realmente é especial, pensei na hora.
Como a Bienal de SP estava próxima esperei ansiosamente para adquirir meu exemplar, conhecer a autora e pegar seu autógrafo, e ao voltar para casa em meio a uma pilha maravilhosa de livros paguei Escolhas.

Já nas primeiras linhas me deparei com uma frase que uso muito: A vida é feita de escolhas. Acredito tanto nisso! Sim, é feita de escolhas e somos frutos do que escolhemos, e é exatamente sobre isto que o livro fala. As escolhas que você faz em sua vida a partir do livre arbítrio.

“ Eu não sei se você sentirá pena, raiva, desprezo, amor, paixão. Se vai se ver na minha história, mas mesmo assim, vou contar. ”¹

E assim começa! Com uma escrita envolvente a autora narra em primeira pessoa a história de Fabiana, uma mulher que poderia ser como qualquer uma de nós. Cristina também intercala a narrativa de outros personagens vitais do livro, nos dando assim uma ampla visão. A história de Fabiana poderia ser a da nossa mãe, irmã, cunhada, amiga, vizinha, a minha ou a sua. Poderia ser a de qualquer pessoa, mas o que a torna diferente é a forma como ela e os demais personagens escolhem viver suas vidas no futuro. Sim, é o hoje que determina o amanhã.
A medida que eu ia avançando na leitura meus pensamentos se fundiam com os da personagem. Por diversas vezes me pegava pensando e tentando me colocar no lugar de Fabiana. Será que faria as mesmas escolhas? Será que abriria mão dos meus desejos? Será que eu ia querer sentir e viver essa dor? Em muitos momentos deixei as lágrimas caírem, pois sentia tanta dor e angustia pelos personagens, que a única coisa que eu conseguia fazer era chorar.  
Gosto muito quando autor insere músicas a narrativa da história. Isto é sem dúvidas um diferencial. No caso de Escolhas, a playlist é perfeita para o livro. Ouvindo as canções de rock balada você consegue viajar mais ainda no universo descrito.

“Ainda me lembro de todas as canções que fizeram parte daqueles momentos. Algumas vezes parei para escuta-las, principalmente quando queria me torturar, outras, ouvia só para ser feliz novamente”²

Ao terminar fiquei pensando o quão comum os acontecimentos descritos no livro podem ser. Quem nunca se apaixonou por outra pessoa, que não fosse seu companheiro? Quem nunca saiu de casa em uma manhã acreditando seria apenas mais dia, e ao final dele tudo estava diferente? Quem nunca teve o destino alterado por fatos inerentes a sua vontade?
Este livro é um romance, mas não é uma história de conto de fadas. Se tudo acaba bem no final? Depende do ponto de vista e da expectativa do leitor.
Ler Escolhas só aumentou minha crença de que sim, nós escolhemos o nosso futuro. Problemas virão, barreiras serão erguidas, mas se nós realmente quisermos algo, basta escolher o seu caminho correto e justo para alcançar o objetivo.

Cristina querida, obrigada por escolher escrever esta história tão linda!!




¹ Trecho do livro Escolhas - Amostra Amazon
² Trecho do livro Escolhas - Amostra Amazon


2 comentários:

  1. Viu amiga, qnd eu falar para ler tem que ler!!!! Esse livro é perfeitooo!!! <3 <3 <3

    ResponderExcluir