20 setembro 2016

Bienal 2016

As Alfas na Bienal 2016



Olá... sei que já se passaram 2 semanas do término da Bienal, e peço desculpas pela demora em vir aqui contar como foi a nossa experiência, mas infelizmente somos consumidos pelo frenesi do dia a dia e coisas importantes acabam sendo deixadas para depois.
Bom, vamos ao que interessa. O que foi a Bienal 2016? Onde vivem seus habitantes? Como se comportam? Leia aqui no Alfas literárias!! Kkkkkkk


Brincadeiras à parte, minha expectativa para a Bienal deste ano não era muito alta. Quando estive em SP em 2014 cheguei a voltar um pouco decepcionada, e foi com este sentimento que embarquei no dia 03/09 ruma a cidade que nunca para.

Fomos (eu e minha querida amiga Alfa Gabriela Canano) com a missão de: divulgar nossa página, conhecer pessoalmente os queridos autores que estão presentes no nosso dia a dia, mas virtualmente e acima de tudo nos divertir. Por que para o trabalho ser gostoso tem que ter diversão. E o que encontramos? Amor! Sim, esse era o sentimento estampado por toda a Bienal. Amor dos leitores que foram até lá para prestigiar seus autores prediletos, amor que cada autor demonstrava pelos leitores ao fazer uma dedicatória, amor na decoração dos stands, amor em cada compra de livro feita. Amor, muito amor!!
Vocês devem estar achando que acordei romântica demais hoje, mas não, o que estou descrevendo aqui é a mais pura verdade!!

Esse ano a literatura nacional deu um show à parte. Inúmeros lançamentos, tardes de autógrafos e bate papos onde fãs formavam filas e mais filas para ver, pegar um autógrafo e abraçar seus autores preferidos. Filas essas que por muitas vezes também estivemos. Não poderíamos deixar de abraçar as queridas Camila Moreira, Juliana Parrini e Nana Pauvolih. E o que foi a mesa de autógrafos do lançamento do livro Tardes sensuais? Foi lindo de se ver!! Cinco autores espetaculares vestindo o vermelho da paixão e irradiando alegria. Gacielle acertou em cheio quando escolheu Danilo Barbosa, S. Miller, Nana Pauvolih, Janaina Rico e Mila Wander para compor este projeto.

Vimos muito amor no stand da editora Astral. Autores e funcionários trabalhando com uma empolgação contagiante e a satisfação de fazer parte de uma nova casa. Desejamos a S. Miller, Ju Mendes, Tathi Machado, Vanessa Bosso, Josy Stoke e Robson Gabriel muito sucesso!!
As lindas autoras Bya Campista, Martinha Fagundes e JC Ponzi com seus lançamentos em novas editoras. Livros feitos com capricho e beleza que mais parecem um presente para seus leitores.
Entendo também como amor o sorriso lindo estampado no rosto das autoras Valentina Fernandes, Jo Magrini e Regilda Araujo. Sorriso motivado pela alegria de expor seus trabalhos, de forma física. Amor na felicidade da autora Rebecca Cruz em mostrar a continuação de seu livro.

O que mais me emocionou foi ver o prazer de cada leitor em participar desses momentos. A felicidade com que muitos saiam do Anhembi com suas sacolas contendo o que para eles é algo inestimável. Leitores que como eu sorriam como uma criança quando se deparavam com o stand da editora Rocco, que reproduziu uma pequena parte da magia do mundo de Harry Potter. Encantamento! Esta é a única palavra que consigo encontrar para o que senti.
E ver minha diva Megan Maxwell? Não consigo descrever a felicidade que sinto todos os anos quando tenho a oportunidade de encontrá-la. Megan é sempre tão atenciosa e carinhosa com seus fãs que é impossível não gostar dela! Mas quando achei que não podia ficar mais feliz, sou brindada com um encontro espetacular. Imaginem sentadas lado a lado: Nana, Mila e Megan! Mais uma vez me senti como uma criança que ganha um presente muito desejado. A união das literaturas nacional e internacional com um só objetivo, mostrar a força que a escrita tem. 

As 21h de domingo quando o Anhembi fechou era possível ouvir as salvas de palmas e gritos de alegria nos estandes, por mais um ano de sucesso! Um ano que mesmo com uma crise financeira assolando o país, temos a certeza que a literatura não esmoreceu e isso graças aos leitores que como eu, são apaixonados por livros. 

Já estamos ansiosas pela Bienal 2017, afinal esta será no Rio de janeiro, a nossa casa. Não vemos a hora de reencontrar pessoas queridas como o autor Silvio Antonio, entre outros.

Venham, teremos um imenso prazer em receber a todos!







5 comentários:

  1. Amei. Realmente nesta Bienal o amor estava no ar. Foi tudo maravilhoso. Concordo com tudo que foi dito.
    Um grande beijo alfas lindas.

    Autora Valentina Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Amei. Realmente nesta Bienal o amor estava no ar. Foi tudo maravilhoso. Concordo com tudo que foi dito.
    Um grande beijo alfas lindas.

    Autora Valentina Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Nossa que texto lindo e super amoroso!!!
    Que bom que o amor pelo mundo literário estava exalando pelos poros e por todo canto, mesmo abafado, do Anhembi, né?!
    Também voltei com recordações fantásticas e inesquecíveis dessa bienal, e uma delas vai ser sempre o carinho com o qual vcs me acolheram.
    Eu amooooo o trabalho e esforço despretensioso de vcs, blogueiros, em promover a literatura como um todo, mas tb, dar espaço aos autores nacionais. É por conta disso que temos visto o preconceito se desfazendo pouco a pouco.

    Um obrigada bem grandão.

    Amo vcs, suas alfas!!!

    M.S. Fayes. Mas podem me chamar de Martinha que tá valendo... 😜

    ResponderExcluir
  4. Essa Bienal foi muito significativa em minha vida, pois pude lançar o primeiro livro que escrevi. Foi um sonho realizado e o blog esteve lá. Muito obrigada meninas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Alfa amiga Ana! Fiquei emocionada.
    Deu pra sentir daqui o q foi esse evento.
    Bjs!

    ResponderExcluir